04 novembro 2009

Planejando seu casamento (2)

Foto: Alexandre Moulard/ Le Figaro Madame

Meninas,

Aqui está o segundo episódio da série de reportagens sobre casamento do Le Figaro Madame. Tem boas dicas para quem vai fazer o casamento numa casa de família, quando é preciso pensar em toda a infra-estrutura.

Bjos e até a próxima,
Candice



Texto original: Claire Mabrut
Fotos: Le Figaro Madame (1-Alexandre Moulard/ 2-Stephane Gladieu)
Le Figaro Madame
Publicado em 29/10/2008
Tradução e adaptação: Candice Tesch

"A data está mais ou menos decidida. A lista dos convidados também começa a se fechar, é então necessário pensar no lugar dos seus sonhos para a recepção, frequentemente reservado com um ano, às vezes mais, de antecedência. Truques e dicas.

O estresse da consagrada organização das mesas ainda está longe, mas comece desde já a fazer uma lista dos convidados - ou, ao menos, fixe um número para não ultrapassar. Este é o maior critério para a escolha do espaço para a recepção. A partir daí, decida o tipo de festa que você sonha. A menos que você tenha um lugar já definido na cabeça, pesquise sites na internet que indiquem os lugares dos mais clássicos ao mais loucos, em função de vários critérios. E pegue o contato para poder pedir o orçamento em seguida. Uma vez recebidos, munida de um GPS e um relógio (para cronometrar os tempos de trajetos), siga pelas estradas da França [Dica local, já que muitos franceses fazem seus casamentos em pequenos castelos no interior da França].

Quando estiver lá, se obrigue a cada visita a responder a um questionário feito por você mesma anteriormente: uma lista de fornecedores é imposta? Se não é o caso, as cozinhas comportam pontos quentes e frios suficientes (fornos, chapas, refrigeradores, isopores...)? É necessário alugar jogos de luz? Se sim, qual a potência elétrica do lugar (pense em calcular e adicionar a energia necessária à música)? A partir de quando podemos entrar para iniciar os preparativos? Até que horas? Quanto custa uma hora suplementar? Se é um monumento histórico, podemos ter música? Fora também? Podemos instalar uma tenda no jardim? Qual a liberdade para a decoração? O espaço é equipado de um isolamento acústico? Tem estacionamento? Ele é vigiado? Tem acesso a deficientes? Um vestiário? Mesas e cadeiras estão inclusas na locação? Onde ficam os hotéis, pousadas mais próximas? Tem espaço para as crianças (salões de jogos, de descanso)? Quem faz a limpeza no dia seguinte? Liste tudo que passar pela cabeça. Enfim, examine tudo detalhadamente!

Dica suplementar: para um jantar com todos sentados, conte 1 metro quadrado por convidado. Preveja também uma pista de dança de aproximadamente 50m2 (para 200 pessoas e os equipamentos do DJ). Sempre na hora da visita, esteja munida de uma fita métrica, pegue medidas e tire fotos."















Foto: Stephane Gladieu - Le Figaro Magazine


Outra solução, se casar em casa


"Uma grande casa de família no campo, aí está a solução ideal [pode ser na praia também]. Mas atenção para as armadilhas que se escondem por trás do que parece ser uma idéia formidável, menos onerosa. A menos que sua família tenha um pequeno castelo [oh, sonho!], um grande moinho romântico ou um hotel, você corre o risco de ter que organizar tudo ao ar livre. E aí deverá alugar uma tenda [toldo] para remediar um eventual capricho meteorológico. Como você não será, sem dúvida, o único a ter esta idéia, se informe sobre as disponibilidades na sua região. Tendas cristal [transparentes?], malhas brancas ou com influência africana, procure bem, tudo é possível. Na continuidade, reserve umas tábuas para o chão, já que o ambiente de um jantar sentado sobre um terreno irregular, façon piquenique, pode ser terrível...E sem falar dos saltos que se enterram no gramado. Resumindo, com exceção das crianças, ninguém vai se arriscar na sua pista de dança. Em seguida, é bom prever o aluguel de um gerador: um corte de energia pode sempre acontecer e será preciso, apesar de tudo, fazer funcionar os fornos, a luz, a música, etc. E, mesmo que não seja muito glamouroso, banheiros químicos se revelarão bem úteis [ meu Deus, será?].

Por fim, não esqueça de se informar com o seu seguro: peça uma extensão de sua responsabilidade civil ou uma « RC organisateur de manifestation privée » [Acho que não temos esse tipo de serviço aqui!]. Não saberemos nunca, no caso de uma escorregada na grama (e oups! uma perna quebrada), vidro quebrado (Crianças, Não joguem na casa!) ou deteriorações diversas, você ficará feliz de ter sido prevenido."

Texto original: Claire Mabrut
Fotos: Le Figaro Madame (1-Alexandre Moulard/ 2-Stephane Gladieu)
Le Figaro Madame
Publicado em 29/10/2008
Tradução e adaptação: Candice Tesch

Um comentário:

  1. Ótimas as dicas!

    Minha irmã se casou em casa e foi uma festa deliciosa! Mas festa em casa exige ainda mais organização, planejamento e paciência!

    Mas o clima da festa de estar vivendo algo tão especial em lugar repleto de história compartilhada compensou!!!

    Bjs,

    Gloria

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails