23 julho 2010

Planejando seu casamento (6)

Letras inglesas (imagem Google)

Olá noivas queridas,

A sexta matéria especial Le Figaro Madame fala sobre os convites! Algumas coisas acabam não se encaixando perfeitamente aqui no Brasil, mas sempre tem umas novidades que podem agradar as mais atrevidas.
Adorei a ideia do cartão-resposta, já que por e-mail e telefone quase ninguém responde o R.S.V.P. mesmo. Agora é só pensar numa forma bonitinha de enviar um mini-cartão, já com o envelope selado, para as pessoas avisarem se vão ou não para o casamento. Com certeza vai funcionar com as pessoas mais velhas, que não se acostumaram ainda com as novas tecnologias (RSVP através de sites dos noivos e emails).
O convite-vídeo e o selo personalizado são outras ideias muito legais, que podem pegar por aqui...que tal começar por você?

Beijos,
Candice


Texto original: Claire Mabrut
Fotos: Le Figaro Madame
Le Figaro Madame
Publicado em 22/01/2009
Tradução e adaptação: Candice Tesch


"Para prevenir seus convidados no tempo certo, melhor pensar nos convites com 3 a 6 meses de antecedência. Está na hora então de ver os convites. Especialmente que as respostas podem demorar a chegar, sem contar as anulações, hesitações e outros ajustes de última hora...[Aqui no Brasil, indica-se enviar o convite de 45 a 30 dias antes da data marcada. Mas é bom encomendá-lo bem antes porque, dependendo da gráfica, pode demorar até 30 dias para ficar pronto].

Comece pelo começo: como quer o seu convite?

Para uma versão tradicional e ultra chique, vá no impressor com o papel Vélin Arches e letras inglesas. Duas folhas duplas (uma para cada família), sobre as quais os avós e pais anunciam o feliz acontecimento. Uma folha só pode ser suficiente, contudo, já que a fatura se revela astronômica rapidamente.


Folhas vegetais, tecido organdi, mídias digitais (criar um CD, com um vídeo estilo comercial publicitário para os mais descolados, é o que está na moda atualmente) e outros convites moderninhos têm também seu público. Lembre-se de fazer aqueles pequenos cartões para as entradas no cocktail ou jantar (para não ofender nenhuma suscetibilidade), eventualmente cartões-resposta (fixe então uma data limite de "R.S.V.P"), ou mapas de acesso. Na continuidade, antecipe também os cartões de agradecimento e os cartões de visita com nome do casal (estamos tão pouco habituados que nos esquecemos facilmente deles): isto vai evitar que se preocupe com isso depois e, frequentemente, um "pacote" permite um desconto maior na gráfica.

Da sua parte, liste as acomodações disponíveis em torno do lugar de recepção e anexe esta seleção ao convite. Enfim, antes de confirmar toda as provas, faça todo mundo reler os textos: os erros de ortografia mais evidentes são sempre os menos vistos.


Passe no caixa

Única coisa que não temos que mandar imprimir: o envelope. Sim, mas terá que passar suas noites à fazer belas linhas de escrita, bem direitas, se aplicando com a língua de fora, é francamente "bof". Então, o calígrafo foi feito para você. Aliás, esta é a última tendência: as casas de moda, os profissionais de eventos enviam sempre seus convites dentro de belos envelopes caligrafados...[aqui no Brasil, isso já pegou faz tempo...]


Com todos esses detalhes técnicos em ordem, é hora de fazer a fila no correio. Por que fazer? Para pegar os selos publicados a cada ano pelos criadores e designers, pouco antes do Dia dos Namorados: são mais bonitos.[Hã?Hein?Cuma?] Outra opção, que evita também as filas de espera, o selo com a sua imagem. Simples de fazer (poucos cliques na Internet é suficiente), barato, ele faz a diferença e seus convidados podem entrar no clima do casamento. Uma semana em média apenas, para receber as suas criações. Quando for o caso de um segundo casamento, às vezes os casais cedem lugar aos seus filhos para a imagem do selo-foto.[Acabei de ver que o nosso correio também faz selo personalizado com a sua foto ou imagem, não é o máximo? Mais informações aqui]

Finalmente, envie todos os convites no mesmo dia, para que nenhuma pessoa acredite que foi esquecida ou recuperada da sua segunda lista. Uma vez terminada essa pesada tarefa, crie um documento Excel com os nomes de seus convidados e escreva suas respostas quando elas chegarem, você verá mais claramente quem vai e quem não vai. Já que as hesitações, anulações e outros "Sim, mas será que poderei levar minha filha que vem me visitar daqui a 2 meses?" vão fazer você ficar zonza...e também o seu buffet, que certamente não deixará de ajustar o número de convidados à medida que isso for acontecendo."

Texto original: Claire Mabrut
Fotos: Le Figaro Madame
Le Figaro Madame
Publicado em 22/01/2009
Tradução e adaptação: Candice Tesch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails