"Em matéria de decoração para a casa, a saison 2009 anuncia uma boa colheita. As preocupações do cotidiano (família, sociedade, humores...) transparecem nos móveis ou no nosso jeito de organizá-los. Sinal de que nós e a decoração estamos ficando cada vez mais ligados. Preocupada com o meio-ambiente? A tendência ético-étnico irá te encantar. Cansada de ambientes melancólicos? Divirta-se com os modulares ou com os móveis no estilo Maria-Antonieta. Precisando de um ninho confortável e fofinho? Mime-se com os materiais soft e um sofá XXL. Resumindo, existe uma só condição para acertar na decoração em 2009: se dar prazer!"
A revista Côté Maison trouxe no final do ano passado essa matéria com 7 tendências a serem seguidas sem medo. Trazer móveis de jardim para dentro de casa, comprar objetos bem-humorados ou meigos em forma de animais, ou encher a casa com estampas variadas são alguns exemplos. Podemos nos inspirar nas dicas para as possíveis renovações do nosso lar em 2009/10 e, claro, fazer as adaptações sempre que necessário.
Acompanhe as tendências nas fotos abaixo.
Beijos
Candice
Texto original: Mathilde Dugueyt
CôtéMaison.fr – Novembro 2008Tradução e adaptação: Candice Tesch
Fotos: CôtéMaison.fr
"Por uma questão de morfologia ou por necessidade de conforto, o tamanho dos sofás, poltronas e camas não pára de crescer. A sensação de bem-estar na casa é mais que desejada e os produtores se adaptam à esta demanda. A gente adora viver à dois, à três ou mais, sem colocar de lado seu próprio conforto, daí a idéia de se mobiliar em XXL. Esta tendência vem em resposta à nova casa que substitui a "casa cocooning" (com pouco contato com pessoas e o exterior, e bem aparelhada de eletrônicos), que é a "casa colméia". Onde nós, assim como as abelhas, nos sentimos bem e amamos receber.
*Mas aqui vale lembrar que o bom senso é essencial, porque não vamos comprar um sofá gigante se não tivermos espaço".
"O estilo ético-étnico da decoração é mais uma maneira de contribuir para a onda ecológica que estamos passando. Depois de rever os hábitos do cotidiano, é a vez da nossa casa ser avaliada dentro da linha bio...Para a decoração, é um retorno aos "verdadeiros valores", à um savoir-faireMaison et Objet artesanal, um mobiliário de linhas puras e brutas. "Simples", como foi o tema do último salão (setembro 2008) em Paris. Os materiais e as cores para a casa seguem esse espírito eco-bio (ou eco-belo?): linho, algodão, feltro, e mesmo tecido de cânhamo* estão em alta. Tem lugar também para as cores primárias e referências à natureza, ao verde, ao azul e ao amarelo. A natureza não está longe... A gente alia o prazer da decoração apurada ao consumismo ético. * Tecido desfiável, muito utilizado para fazer bordados".
"Derivado da moda "simples", essa tendência dentro-fora é uma nova maneira de ver a casa e sua organização. Nós passamos, sem hesitar, as mesas, cadeiras e outros móveis do jardim para o interior da casa e vice-versa. Prova de uma abertura de espírito, essa liberdade entre casa e jardim nos livra de certas regras da decoração. Com mais leveza, nós nos abrimos para a parte externa e convidamos a mãe natureza para nossa sala. Ainda começando, essa tendência indoo/outdoor, como chamam os profissionais, inspira sobretudo os produtores de móvel haut de gamme. Mas apesar de ser muito utilizada nos hotéis e restaurantes, este estilo vai demorar a se tornar popular".
"Essa tendência vai e volta como um iô-iô. Mas é muito expandida nas almofadas, com materiais delicados ao toque que agradam muito a gente e tranquilizam, reconfortam. Como os bichos de pelúcia, a gente adora tê-los por perto, lembrando a infância...De outro lado, os designers se divertem com o reino animal, colocando em cena toda sorte de espécies: coelhos, renas, pássaros...Sempre ligados à uma vontade de retorno ao natural, os animais são expostos com humor, com toques na decoração".
"Como uma recordação da infância e ao prazer de jogar construindo, os móveis modulares fazem a festa em casa. Eles são empilhados, montados e desmontados, colocados e tirados. Referência direta ao Lego, esse mobiliário é acima de tudo funcional e adaptável segundo suas necessidades. Os sofás são divididos em diversas partes para melhor se encaixar, as estantes se transformam, as mesas baixas ficam altas e certos móveis têm mesmo tudo do verdadeiro Lego, formas e cores inclusas".
"Não tenha medo, não estamos falando aqui do barroco ou do bling-bling*. Esta tendência é o neo-barroco. Toda nuance está aí...compreenda que é uma versão desprendida do barroco, que mudou, deixando para trás a ostentação. Mais à frente e mais lúdica, esta moda joga com o humor, zombando de si mesma". *O estilo bling-bling é inspirado na moda dos cantores de rap, sempre com muita prata e ouro.
"É uma verdadeira tendência para o próximo ano. Com a chegada do inverno (lá na Europa), os interiores querem ser acolhedores e seguros. Vivo e alegre, o estilo estampado façon brodé (imitando o bordado feito à mão) se mistura e se compõe com diversos tons. Cúmplice desta moda, o papel de parede aparece também com suas estampas. Combinar vários rolos diferentes, mantendo a harmonia: é o desafio desta tendência".
Texto original: Mathilde Dugueyt
CôtéMaison.fr – Novembro 2008Tradução e adaptação: Candice Tesch
Fotos: CôtéMaison.fr
Nenhum comentário:
Postar um comentário