24 junho 2010

Especial - Cantinho de relaxamento

Esse post é para minha querida prima Lara, que vive me ajudando com idéias legais para escrever aqui no blog. Ela queria que eu mostrasse como decorar um cantinho zen, um espaço pra gente relaxar, ler um livro, meditar...enfim, um espaço que transmita paz e espiritualidade. Abaixo segue o email que ela me mandou, onde descreve um ambiente desse tipo. Aproveitem as dicas: "Eu vi, num spa em BH, um espaço com essa conotação de "retiro", como um local para meditação. Tinha um tapete de bambu no centro, um elefante de madeira com a cabeça dourada de mais ou menos uns 80cm, que ficava no canto. Tinha um lustre indiano com uma luz âmbar acima do tapete, e uma estantezinha de madeira baixa e cheia de divisoes de prateleiras, com artefatos hindus, indianos, essas coisas. Do lado oposto, era um console de madeira com uns vasos de flores frescas (inclusive vasos com água e pétalas) e um incensário de cristal. Fechando o "círculo", tinha umas 5 almofadas, de tamanhos irregulares e sobrepostas, e um arranjo de bambu num cachepô de palha trançada. Era lindo o lugarzinho, nao sei se deu pra você imaginar. E tinha um cheiro espetacular também, com aquelas essências meio cítricas. Você deve explicar que o cheiro do ambiente para meditação é importante, e a pessoa pode aromatizá-lo de acordo com seu gosto. Eu tenho aqueles aromatizadores elétricos, de tomada, que deixam tudo perfumado. Comprei em Sampa, na BySamia. Como esses cantinhos tomam relativamente pouco espaço, e são temáticos, muitas casas comportariam. Tem que ser um ambiente com luz âmbar ou amarela, e ter a esteira para sentar ou deitar." Lara Simon

Vou tentar então dar umas dicas, hein? O cantinho pode ter um recamier, um tapete ou esteira com almofadas grandes, o que interessa é ter um lugarzinho para gente se encostar e curtir.



Se for um cantinho de leitura, é bom ter uma boa luminária.


Acenda velas, incensos, deixe a energia fluir...os aromas também são importantes aqui.

A Tok & Stok tem a linha Tanger com acessórios bem legais para esse cantinho, como a lanterninha e a almofada abaixo. Veja mais sobre luminárias, lanternas e velas, aqui, na parte sobre Luz indireta aqui do blog.



Uma fonte de água também é uma boa pedida, uma vez que o barulho da água em movimento nos dá uma sensação de paz e tranquilidade.

Pra quem pode, e tem mais espaço, ainda pode fazer um ofurô ou uma jacuzzi, para relaxar ainda mais com as boas energias da água.



Todas as fotos até aqui são do portal Casa.com.br

Repararam que sempre tem um banco diferenciado, de cerâmica vietnamita ou outro material trançado?

Essa última foto eu peguei no blog Les Choses de Marie, no post onde elas falam dos pisos de bambu. Parece que a foto é da Bamboolook, empresa que vende esse assoalho ecológico.

Então é isso! Aproveite as dicas e vá montar o seu cantinho. Não esqueça que os livros e revistas que você mais gosta devem estar por perto. Plantas e flores frescas também são sempre bem vindas nesse cantinho.

3 comentários:

  1. Oi Candice!
    Seus posts estão cada dia melhores...amei as dicas!
    Só não gostei de ver tantas coisas relaxantes e eu aki no trabalho só passando contade, rsrs
    Sobre o post anterior... os noivinhos estão uma graça, ri mto com o da corrente ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Candice quanta postagem linda !!!!!!!
    mil idéias criativas e lindas
    bjs e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  3. Candy, adorei o post! É isso mesmo, vc deu dicas importantíssimas, pois o cantinho pra gente "se encostar" tem que ser aconchegante, o que é excepcionalmente particular! Para alguns, uma esteira de palha pode ser uma tortura, outros simplesmente adoram! A idéia de vários tipos diferentes de assentos, cadeiras e tapetes foi 10. O que é importante é o cantinho ser realmente utilizado. E fica um charme, não é verdade?
    Parabéns, vc tem uma sensibilidade ímpar.
    Beijocas!!!
    Larinha

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails