14 junho 2010

Organizando cômodo por cômodo - Cozinha

Foto: CôtéMaison.fr


Por Laurine Labouré
Publicado no CoteMaison.fr - 16/04/2010
Tradução e adaptação: Candice Tesch

"Você quer arrumar sua casa de um jeito fácil e eficaz? Para te ajudar, os métodos e astúcias de uma profissional de organização, Laurence Einfalt. Siga seus conselhos, cômodo por cômodo...

1. Organizar a cozinha para ganhar espaço

Para arrumar uma casa, nós começamos frequentemente pela cozinha já que é um lugar onde passamos bastante tempo.

Armário de temperos
Vá direto ao armário de temperos e outros alimentos. Comece fazendo a triagem e jogue fora tudo que estiver vencido! Não, a canela e a polenta de 1998 ou 2004 não envenenarão a sua família, mas admita que o melhor lugar para isso será no lixo. Evite arriscar com alimentos que, de toda maneira, tenham perdido o gosto ou sua qualidades nutricionais.

Os aparelhos e utensílios
Enfrente em seguida todos seus aparelhos e outros utensílios estranhos que povoam seus armários e gavetas. Aqui também, faça uma triagem. Guarde apenas o que você usa regularmente e separe o que você não usa mais ou nunca usou.

Você pode também reagrupar e organizar em uma caixa os objetos que usa raramente: garfinhos de ostras ou de fondue, pinças para escargots, etc [ os franceses são chiques por natureza, percebe? hahaha]. Eles terão seu lugar em uma caixa rebatizada "prestígio" ou "recepção". Se você ainda precisa de mais espaço, eles poderão mesmo ser colocados em um armário fora da cozinha. Tire tudo do cômodo que não tem utilidade.

Gavetas e armários
Impossível de achar alguma coisa nas gavetas? Uma única palavra de ordem: divida em compartimentos! Os organizadores de gaveta são facilmente encontrados na lojas. Você pode organizar seus talheres, seus utensílios, mas também o abridor de garrafas, o saca-rolha, o espremedor de alho, etc. Coloque o que você usa com mais frequencia na frente da gaveta, o resto no fundo.

Por outro lado, você já contou o número de manobras que é preciso fazer para pegar uma simples saladeira dentro do armário? Você ficará surpreso ao constatar que este número é impressionante. Para não se cansar mais, pense em reagrupar os objetos por frequencia de uso e não necessariamente por tipologia. O mais útil deve estar sempre à mão, qualquer que seja o objeto. Coloque mais para o fundo do armário ou nos armários mais altos, as coisas que usa menos."

Por Laurine Labouré
Publicado no CoteMaison.fr - 16/04/2010
Tradução e adaptação: Candice Tesch

Oi gente,

Vocês podem estar pensando que essas dicas são óbvias, banais...mas se realmente seguíssemos conselhos simples como estes, vcs veriam a diferença na sua cozinha...é que na verdade, a gente até sabe de tudo isso, mas na hora de arrumar, às vezes preferimos optar mais pela estética do que pela praticidade...não é verdade? Beijos, Candice

2 comentários:

  1. Oi! tenho tentado seguir essas regras básicas, e tem funcionado bem. Seu blog está muito legal,gosto muito dessa parte de organização, tenho aprendido muito. beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá... parabéns pelas dicas... anoto cada uma delas e tento por tudo em prática. São maravilhosas!
    bjs
    http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails