22 junho 2010

Torta della Nonna

Foto: Blog italiano Iris Fusion

No clima de Passione, resolvi dar uma receita bem italiana...a Torta della Nonna. Literalmente, a torta da vovó! Acabei de testar a receita, fica uma delícia pra tomar com café nesse friozinho. Tirei do livro "Sob o Sol da Toscana", de Frances Mayes. Ela conta no livro que existem centenas de versões para essa torta, mas que ela gosta dessa que leva fubá na massa e uma fina camada de recheio no meio. Então, vamos lá!

Ingredientes:
Massa
1 e 1/2 xícaras de fubá
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/3 de xícara de açúcar
1 e 1/2 colher chá de fermento em pó
120g de manteiga
1 ovo inteiro
1 gema

Recheio
2 gemas
1/3 de xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de leite

Pinhões (acho que na verdade são aqueles pinoli) para salpicar por cima.

Modo de preparo:
Primeiro misture todos os ingredientes do recheio e leve ao fogo até engrossar (Para Frances, isto é muito recheio, ela tira um pouco pra comer depois. Eu usei tudo). Enquanto o creme esfria, faça a massa: adicione a manteiga cortada em pedacinhos dentro dos ingredientes secos. Depois incorpore o ovo inteiro e a gema. Misture tudo até formar uma massa compacta e depois divida a massa ao meio. Com uma metade forre a forma de torta, recheie com o creme e cubra com a outra metade da massa, beliscando as extremidades da massa para uní-las. Salpique os pinhões tostados por cima (açúcar de confeiteiro também, se desejar) e asse em forno médio (180 graus) por 25 minutos.

Minhas observações da receita:
O recheio fica parecendo uma papinha cremogema! Se gostar de algo mais doce, pode fazer o recheio com leite condensado, leite e gema.
A minha massa ficou bem dura. Pra forrar a parte de baixo da forma, abri com os dedos mesmo. Mas pra fazer a parte de cima, abri com a ajuda do rolo de abrir massa (nunca tinha feito uma torta fechada antes!)
É uma mega broa recheada, na verdade!
E é uma dádiva comer ainda quente...

Prometo não postar mais receitas esse mês...senão vcs vão achar que mudei o tema do blog...hahaha. Beijos,

Um comentário:

  1. Oi Candice!
    As duas receitas parecem ficar uma delicia, amei as margaridinhas, as crianças devem amar né?
    Será que consigo fazer? vou tentar ;)
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails