Olá noivinhas,
Desculpem a demora, mas aí está a terceira reportagem do Le Figaro Madame. É sobre casamento temáticos, que ainda vemos muito pouco aqui no Brasil, e o papel das assessoras de casamentos (wedding planners). Ia ser muito legal se essa moda de casamento com tema pegasse, né? Mas o povo aqui acha brega. Acham que é só uma questão de costume. Ou de manter os costumes...casamentos japoneses, árabes, judeus, indianos, etc. Mas poderiam ser no tema esportivo favorito, profissional, regional, etc. Vocês já viram algo bem diferente?
Beijos
Candice
Texto original: Claire Mabrut
Fotos: Le Figaro Madame
Le Figaro Madame
Publicado em 12/11/2008
Tradução e adaptação: Candice Tesch
"Talvez você já tenha escolhido o salão, barco, castelo ou outro lugar em função dele. Senão, está na hora de decidir: você vai querer fazer uma recepção temática? Se sim, você tem que compor o menu e, então, selecionar o buffet de acordo com ele. A menos que você contrate um serviço de Wedding planner.
Com tema ou sem tema? A questão merece reflexão já que dela resultarão a decoração do lugar, as flores, talvez a música e os convites. Alguns dos 280 000 casais que se unem a cada ano [números da França] geralmente escolhem uma paixão comum, uma cor fetiche, o país natal de um dos esposos...Outras sugestões: o casamento no cinema, as mais belas praias do mundo ou os países que o casal já visitou, seu destino de lua de mel, a imprensa diária e de revista, a música clássica, os vinhos de uma região...ou simplesmente uma bela harmonia de cores. Se você hesita entre dois temas, comece a listar suas ideias para cada um deles (composição de frutas como centros de mesa, tecidos ou lycras presos no teto, etc.): o ganhador vai ser aquele tema que tiver mais propostas. E você resistirá mais facilmente à tentação de ir em várias direções e misturar duas ideias opostas como o surf e a música barroca.
Em paralelo, está na hora de partir à caça do buffet. Se ele não é imposto pelo lugar da recepção, vai ser preciso fazer a triagem entre as "descobertas" pelo boca a boca e os fornecedores tradicionais dos casamentos da família. Para sua informação, esta decisão representará a metade do seu orçamento. Você hesita ainda nas opções (buffet da entrada a sobremesa, fórmula intermediária, jantar sentado)? Peça orçamentos e exemplos de menus para o cocktail, o jantar e, eventualmente, o almoço do dia seguinte da festa. E antecipe-se sobre os custos escondidos: as horas extras dos garçons, preço da rolha, o preço do jantar-teste (pago se, no fim, você não fechar o negócio)...[Tem isso aqui no Brasil também?]
Socorro, uma assessora de casamento!
Mesmo muito chique, um buffet de entradas pode rapidamente se transformar em campo de batalha: somente uma pessoa servindo poderá gerir a situação. Saiba que nós contamos, em média, um atendente para 12 a 15 pessoas. E que sempre será mais elegante servir os convidados à mesa.[Ah, mas aqui é muito caro e depende do número de convidados pra dar certo] As sobremesas, quanto a elas, suportam uma fórmula mista, com apresentação no prato ou no buffet. Aqui, esqueça definitivamente as tortas cremosas: privilegie sobretudo os petits fours doces, pratos de frutas frescas, mousses, enfim, tudo que possa ser mais leve no final da refeição. E deixe tudo à disposição ao longo da festa.[Acho que esses conselhos não se aplicam muito aqui, hein?]
À 9 meses do dia D, mais ou menos, o noivo aflora com uma crise de nervos e ameaça voltar para casa da mãe se você o submeter a mais um prestador de serviço? Ainda mais eficaz que um conselheiro conjugal, a wedding planner é feita para você. Comece por descobrir os profissionais dessa área em voga: fuçar seus sites/ blogs, pedir referências e olhar a data de criação da empresa, isso vai te dar alguns indícios. As assessoras de casamento podem organizar tudo ou parte do seu enlace, elas podem mesmo simplesmente pegar a organização só do dia D. Podemos pedir tudo a elas, até mesmo de achar prestadores de serviço éticos, bio ou ecológicos! [Só na França mesmo!] Tudo depende de você e do seu limite de orçamento. Em regras gerais, os honorários aumentam em mais ou menos 15% de seu orçamento total. Com as assessoras/cerimonialistas, você terá uma verdadeira ouvinte (sim, mesmo suas amigas não aguentam mais) e as pessoas com paciência de anjo. Uma vez que estimamos em média à 250h o tempo necessário para preparar um evento como esse."
Mesmo muito chique, um buffet de entradas pode rapidamente se transformar em campo de batalha: somente uma pessoa servindo poderá gerir a situação. Saiba que nós contamos, em média, um atendente para 12 a 15 pessoas. E que sempre será mais elegante servir os convidados à mesa.[Ah, mas aqui é muito caro e depende do número de convidados pra dar certo] As sobremesas, quanto a elas, suportam uma fórmula mista, com apresentação no prato ou no buffet. Aqui, esqueça definitivamente as tortas cremosas: privilegie sobretudo os petits fours doces, pratos de frutas frescas, mousses, enfim, tudo que possa ser mais leve no final da refeição. E deixe tudo à disposição ao longo da festa.[Acho que esses conselhos não se aplicam muito aqui, hein?]
À 9 meses do dia D, mais ou menos, o noivo aflora com uma crise de nervos e ameaça voltar para casa da mãe se você o submeter a mais um prestador de serviço? Ainda mais eficaz que um conselheiro conjugal, a wedding planner é feita para você. Comece por descobrir os profissionais dessa área em voga: fuçar seus sites/ blogs, pedir referências e olhar a data de criação da empresa, isso vai te dar alguns indícios. As assessoras de casamento podem organizar tudo ou parte do seu enlace, elas podem mesmo simplesmente pegar a organização só do dia D. Podemos pedir tudo a elas, até mesmo de achar prestadores de serviço éticos, bio ou ecológicos! [Só na França mesmo!] Tudo depende de você e do seu limite de orçamento. Em regras gerais, os honorários aumentam em mais ou menos 15% de seu orçamento total. Com as assessoras/cerimonialistas, você terá uma verdadeira ouvinte (sim, mesmo suas amigas não aguentam mais) e as pessoas com paciência de anjo. Uma vez que estimamos em média à 250h o tempo necessário para preparar um evento como esse."
Texto original: Claire Mabrut
Fotos: Le Figaro Madame
Le Figaro Madame
Publicado em 12/11/2008
Tradução e adaptação: Candice Tesch
Pra quem não viu:
Planejando seu casamento (1)
Planejando seu casamento (2)
Olá !
ResponderExcluirEu já casei , mas se tivesse para casar , ficava feliz com estas ideias. Muito bem feito , parabéns
Beijocas
Sandra
Ideias da xanó