16 outubro 2009

Planejando seu casamento (1)

Leitoras noivinhas,

Resolvi postar aqui no blog a série de reportagens sobre casamento do jornal francês Le Figaro. Quando necessário, farei adaptações (tipo: joalherias de Paris viram joalherias nacionais). Mas acredito que dá para aproveitar muita informação, pois temos muitos costumes parecidos. Além disso, ficamos por dentro das tendências francesas... très chic! São 15 episódios, não percam!!!

Beijos
Candice


Texto original:
Claire Mabrut
Fotos: Le Figaro Madame (Esther Haase - 1/ Tiffany & Co - 2)
Le Figaro Madame
Publicado em 16/10/2008
Tradução e adaptação: Candice Tesch

"A edição 2009 do Carnet du mariage du Figaro acabou de sair. Engajados em te acompanhar durante todo o ano que antecede suas núpcias, nós decidimos oferecê-lo em episódios, na forma de rétroplanning [um planejamento retrocedente], com astúcias e bons endereços. Esta é a primeira etapa: o noivado e o grande anúncio.


Há muito tempo, os noivados eram considerados como uma tradição de gente velha, fora de moda...Portanto, a idade do casamento não pára de recuar (29 anos para as moças e 31 anos para os rapazes [lembrem-se: isso na França]), os apaixonados relançaram a tendência e passam cada vez mais por esse caminho. Mas, concretamente, como isso acontece? Do jeito que a gente quiser, com o risco de chocar as pessoas mais apegadas à etiqueta. A única etapa realmente imprescindível, a escolha das alianças. São muitas as opções para o noivo: o anel de família, passado de geração em geração, ou uma jóia escolhida na Place Vendôme [região dos joalheiros mais famosos de Paris], onde a maior parte dos joalheiros tem tido a ótima idéia de conceber linhas a preços mais em conta. Terceira possibilidade, a compra de uma pedra (ou pegar no patrimônio familiar) que deixará o terreno livre à todas as criações. Os bons endereços para realizar um anel de A à Z, inteiramente sob medida, são poucos. Entre eles:" [Como não conheço designers de jóias para indicar, indicarei duas lojas mais inovadoras e duas lojas tradicionais]

[Shine* Gold & Silver
Itaim: Rua Manuel Guedes, 223 (11)3073-0435/ Shopping Cidade Jardim - 1 piso (11)3552-6100
http://www.shinesilver.com.br/ (Site em construção)

Antonio Bernardo

Design inovador, presente em 10 cidades brasileiras
http://www.antoniobernardo.com.br/Default.aspx

H.Stern
Marca brasileira de prestígio internacional
http://www.hstern.com.br/site/home/default.asp

Vivara

Enorme rede, com aproximadamente 90 lojas no Brasil.
http://www.vivara.com.br/]

Foto: Nicolas Uttenveiler/ Studio Bruno Cohen (Le Figaro Madame.fr)

O anúncio oficial e a escolha da data


"Você não tem como escapar. O anúncio aos pais e sogros induzirá com certeza à abertura de um debate (ou até mesmo, cenas de hostilidades): quem paga o quê, mesmo se você decidiu dispensar o apoio material da família para as faturas do casamento. Aconteça o que acontecer, não procure determinar o preço de um casamento: ao contrário, fixe um limite para não ultrapassar. Isso evitará surpresas no fim do percurso. Isto feito, resta escolher o grande dia - 'le jour J'.

Aproximadamente 70% das uniões acontecem entre os meses de maio e setembro. Mas não se prenda à uma data: você tem uma chance em três de vê-la ser adiada se o lugar dos seus sonhos já estiver reservado [fora que é muito difícil, às vezes, conseguir conciliar data e horário da igreja e do buffet que você quer]. Não se lance também numa pesquisa exaustiva para saber quem, de seus amigos ou parentes, já tem compromisso para o terceiro final de semana de agosto, por exemplo. Decida o dia que te agrada: é o seu casamento e, de toda maneira, se for procurar saber da agenda de todo mundo, você não sairá disso nunca. Com a data marcada, dispare os primeiros 'Save the date'[Guarde esta data] (obrigado e-mail!) às pessoas que você quer verdadeiramente ter ao seu lado nesse dia.

Impossível entrar em acordo por uma data? Com o ano indo já bem adiantado, porque não adiar sua recepção para a baixa estação [Só na Europa mesmo...]? De outubro a abril, mesmo os mais belos espaços abaixam os preços, quando não o reduzem à metade. E algumas dicas de decoração (um caminho de velas para iluminar uma entrada até a sala de recepção, etc.) podem amenizar a mais dramática e a mais fria das previsões do tempo [Gente, aqui vale lembrar que na Europa eles têm um inverno rigoroso e talvez por isso tenha essa queda nos preços dos salões e a autora dá a alternativa das velas pela falta de flores no período. Mas nós, aqui no Brasil, não temos essas variações tão bruscas de tempo e infelizmente os preços costumam ser os mesmos os ano inteiro...].


A continuação no próximo episódio..."


Texto original:
Claire Mabrut
Fotos: Le Figaro Madame (Esther Haase - 1/ Tiffany & Co - 2)
Le Figaro Madame

Publicado em 16/10/2008
Tradução e adaptação: Candice Tesch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails