13 abril 2010

Planejando seu casamento (4)


Olá noivinhas,

Aí está o quarto capítulo dessa série de 15 reportagens do Le Figaro Madame. Dá pra tirar proveito das dicas de quantidades de salgados num coquetel e como calcular o número de garrafas de vinho, por exemplo. Tem também a tendência das listas de casamento, mas acho que isso ainda é pouco visto aqui no Brasil. Espero que gostem.

Beijos,




Texto original: Claire Mabrut
Fotos: Le Figaro Madame
Le Figaro Madame
Publicado em 26/11/2008
Tradução e adaptação: Candice Tesch

"Falta, em média, entre 9 e 6 meses para o grande dia. Faz algumas semanas que você fechou com o buffet: é tempo de finalizar o menu. Você já fez isso? Melhor ainda, porque está na hora também de fazer a lista de casamento.

Um casamento não é feito - apenas - para comer, você diz. Certo. Mas aqui, o conteúdo conta tanto quanto a forma de apresentação. Atualmente em alta, os jantares leves à base de entradas design e minimalistas, seguidas de peixes e de mini-legumes - o tradicional magret de pato e seu trio de gratinados sendo menos requisitados. Escolha uma louça apropriada: pequenos pratos quadrados, em tom pastel, mais ou menos fundos...isso vai reforçar como será dada a condução/continuidade de sua recepção. Sem esquecer a toalha de mesa: de acordo com o seu tema, ouse outra coisa que a tradicional toalha branca imaculada. Peça-as então ao buffet, se ele tiver, ou senão, você mesma terá que as achar: verifique o diâmetro das mesas redondas, o tamanho das mesas quadradas, para o caso de mandar fazer. O noivo já - ainda não - se desligou? À ele, a honra de degustar o que será servido aos seus convidados, isso o ocupará. Enfim, pense em pedir um menu criança [acho que não se aplica aqui ] e não esqueça que é de bom gosto alimentar as babás, os seguranças e músicos contratados para a noite.[o buffet normalmente se encarrega dessa parte].

Isso feito, você checou o cocktail ou vinho de honra? É a fórmula ideal para receber todo mundo sem reunir 300 convidados à mesa. Mas atenção, isso não deve durar mais de 2 horas: senão, os salgados se acabam e a fome aperta. Com uma dezena de salgados por pessoa ( a média por uma hora e meia de cocktail), é o momento de ser original, de misturar os sabores do mundo, de jogar com uma cor, uma forma...Nas bebidas, os garçons são inevitáveis para gerir 30 garrafas de champagne para 100 pessoas [vá de espumante/prosecco, mais acessível aqui na nossa realidade do que champagne], se desdobrar com sucos e águas (indispensáveis). E se você optar pela fórmula open bar ou self service, retire as bebidas alcóolicas fortes. Em geral, se alguns de seus convidados não gostam de champagne, ofereça também algumas garrafas de vinho.

Pão, vinho...e presente finos

Justamente se o seu buffet não fornece os vinhos (verifique sua posição quanto ao famoso direito sobre a rolha), você terá que se incumbir desta missão. É a ocasião de um passeio na região de Champagne [ helloooo, só pra quem mora na França], que é repleta de pequenos produtores, de um final de semana na região da Borgonha, do Loire ou de Bordeaux. Talvez você possa fazer diretamente seus pedidos lá. Senão, faça-os ser entregues um tempo antes do casamento: assim, o vinho terá sido conservado nas melhores condições. O ideal é que, claro, esta entrega chegue diretamente no lugar da recepção (no momento da locação, pergunte se isso é possível, e dentro de um local com segurança). Os especialistas concordam sobre as quantidades seguintes: uma garrafa de vinho branco para 4 pessoas, uma garrafa de vinho tinto para 3.

Outra etapa lúdica: a criação da lista de casamento. Hoje, se a viagem de lua de mel faz parte dos presentes mais requisitados, tudo pode ser colocado numa lista. Grands crus (e a cave para estocá-los), móveis, antiguidades, artes contemporâneas, cupons de bem-estar [para massagens, um dia no spa], presentes esportivos, ecológicos...[aqui no Brasil, tem o site Lista Perfeita que adota esse conceito, onde os noivos podem pedir desde cotas para a lua de mel como experiências (leia-se Smartbox), artes e antiguidades]. Mesmo os acessórios de mesa - les arts de la table - voltam com força, os especialistas no assunto fazem frequentemente referência aos famosos designers que reinventam as louças e talheres e deslizam sobre a admiração para os pequenos jantares em casa: resumindo, nós não escolhemos mais um serviço para a vida, mas nós nos damos prazer.

Se você optar por uma viagem, aproveite a ocasião para verificar a validade dos passaportes, as datas de suas últimas vacinas e se informe sobre as eventuais necessidades de visto. Duas novas opções são igualmente vistas hoje em dia: a doação em benefício de uma associação caritativa [o Lista Perfeita também faz isso] e a participação na compra de um imóvel. [cuma?..hahaha]. Mas até o momento, este tipo de iniciativa é possível apenas pela compra de um apartamento na planta. Não resta menos que uma ideia simbólica e cheia de bom senso, um presente que ficará gravado na pedra..."


Texto original: Claire Mabrut
Fotos: Le Figaro Madame
Le Figaro Madame
Publicado em 26/11/2008
Tradução e adaptação: Candice Tesch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails